Estarei a desenvolver uma doença psiquiátrica ?

Na sociedade actual e sob o stress a que todos estamos sujeitos, são frequentes queixas do foro psiquiátrico como a insónia, a ansiedade, a falta de concentração, as dificuldades na memória, o cansaço excessivo, a falta de motivação, o humor depressivo, etc.

Nem sempre a presença destes sintomas reflecte a presença de uma doença, a não ser que sejam tão persistentes e intensos que induzam incapacidade e sofrimento significativo.

Estão identificados alguns sinais de "alerta" para o desenvolvimento de uma doença psiquiátrica, como sejam:

• Ansiedade e preocupação persistentes
  • Dificuldade em controlar a preocupação
  • Humor depressivo persistente
  • Perda de prazer ou interesse nas actividades do quotidiano
  • Insónia
  • Alteração do sono (sono não reparador, pesadelos)
  • Alteração do apetite (aumento ou diminuição)
  • Isolamento
  • Fadiga persistente, menor rendimento no trabalho
  • Dificuldades cognitivas (atenção, concentração, memória)
  • Dificuldade em tomar decisões e em gerir o tempo
  • Irritabilidade fácil, conflituosidade e problemas familiares
  • Doenças físicas relacionadas com o stress

Quanto maior o número de sintomas bem com a sua intensidade e duração no tempo maior a probabilidade de sofrer de uma doença psiquiátrica.

Existem outro tipo de sintomas que apontam para a presença de doenças mais graves como sejam: períodos de euforia intensa, presença de ideias delirantes (ex: delírios de temática persecutória, mística, grandiosidade) e alucinações (ex: ouvir vozes sem estar ninguém a falar).

Caso detecte a presença de algum dos sintomas acima descritos consulte o seu Médico assistente. Esta informação apenas se destina a fins de divulgação ciêntifica e não substitui uma consulta médica.

< ver lista de perguntas

Egoclinic - Perguntas Frequentes