ARTIGOS

Medicina geral e familiar – Cuidados paliativos

by | Jul 17, 2018

A Medicina Geral e Familiar ( MGF ) tem como objetivo a gestão integrada de cuidados que se revela muito importante na existência de varias doenças crónicas. A polifarmácia, e a sua prevenção, a gestão de espectativas, o plano avançado de cuidados de forma integrada e centrado na pessoa e o controlo e prevenção dos diferentes fatores de risco.

Ajustando se aos novos paradigmas nos cuidados de saúde. Ter um MGF que faça a gestão e articulação dos cuidados com as diferentes especialidades é de vital importância para a qualidade de vida dos nossos pacientes assim como das pessoas que ainda saudáveis querem prevenir e serem orientados na melhoria da sua qualidade de vida.

Desde o inicio da vida ate o fim da mesma o MGF nas diferentes etapas, tem um papel fundamental. Manter o mesmo MGF aumenta a esperança de vida e diminui as complicações.

Os cuidados paliativos e a intervenção precoce na doença cronica que oncológica ou não oncológica como o caso das doenças do foro mental e neurológico também visa prevenir os conflitos que se presentam no final de vida. Um plano de cuidados e um seguimento minucioso nestas fases da vida é uma função cada vez mais presente e importantes da medicina familiar. Com os avanços tecnológicos e o aumento da esperança de vida este tipo de cuidados é cada vez mais importante assim como a avaliação da capacidade para a toma de decisões partilhadas no que se refere aos cuidados de saúde.

Abel Garcia Abejas
MGF / Paliativista